Jump to content




Tutorial info Visit support topic

  • Added on: Sep 26 2012 10:42 PM
  • Date Updated: Sep 26 2012 11:29 PM
  • Views: 15213
 


* * * * *
0 Ratings

Visual Pinball Installation Guide - Portuguese

Um abrangente guia passo-a-passo para instalar Visual Pinball e VPinMAME.

Posted by yogiholzer on Sep 26 2012 10:42 PM
VP Installation help
Under construction!!!

Idiomas disponíveis (parcialmente em construção!).
Basta clicar na bandeira à sua escolha:

Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image


Thank you very very much hassanchop for the Portuguese translation!




Posted Image




Visual Pinball (VP) & Visual PinMAME (VPM)

Guia de Instalação e Configuração (GI)

Revisão: 1 de Março de 2011


Benvindo ao VPForums.org e ao mundo do Visual Pinball! Este Guia de Instalação vai-lhe dar os passos para a instalação e configuração dos softwares 'Pinball Visual' e 'Visual PinMAME' num computador executando o Windows XP. Versões posteriores do Windows requerem alguns passos adicionais durante a instalação. Este tutorial irá descrever uma configuração do VP para um monitor único de resolução 4:3, que lhe permite jogar mesas de pinball da secção de download ‘Desktop Tables’ no VPForums, ou de outros sites. Além das mesas de desktop, o VPForums também disponibiliza mesas 'Spanned', 'Full-Size (FS)', 'Widescreen (WS)' ou 'Cabinet (Cab)', que requerem um monitor de resolução 16:9 rodado na vertical, ou mesmo vários monitores. Sua configuração não está descrita neste tutorial, por isso se é isso que você quer, por favor consulte o Setup Guide for VP9 / HP / UltraVP / DMD de Tweegster e o Installation Support no VPForums.
No manual de Tweegster você encontrará informações adicionais sobre a configuração do VP/VPM nas últimas versoes do Windows, tal como Windows7/64bit.

Os procedimentos aqui descritos não são complicados, mas você precisa ler atentamente, portanto leve o seu tempo e siga cada passo para uma instalação bem sucedida. Nós vamos cobrir a configuração básica do VP e VPM, fornecer dicas e truques e soluções para problemas comuns depois da instalação estar feita.

Supomos que você tenha alguns conhecimentos básicos do sistema operacional Microsoft Windows, como criar pastas e subpastas e como acessá-las, ou como extrair um arquivo zip (ou parte dele) para uma pasta. Vamos referir-nos a arquivos com extensões como "exe" ou "dll". Você não tem que saber o seu significado, mas o seu Windows deve ser configurado para exibir essas extensões após o nome do arquivo, separados por um ponto, por exemplo vpinball.exe ou vpinmame.dll, para que você possa reconhecê-los melhor. Se você não conseguir ver os arquivos com suas extensões quando você abrir uma pasta no seu disco rígido, considere adaptar a sua configuração do sistema em conformidade.

Compressão de ficheiros. Ficheiros Zip e Rar:
A fim de economizar espaço no disco rígido e tempo de download, todas as mesas para o Visual Pinball (e Future Pinball também) vêm como zip ou rar, que têm de ser descomprimidos. Um guia completo para (des)compressão de arquivos excedia a intenção deste tutorial, mas o Windows XP e versões superiores contêm a funcionalidade para extrair arquivos zip sem qualquer software adicional. Basta iniciar o Explorador do Windows, navegue até o arquivo zip e clique duas vezes sobre ele para ver o seu conteúdo numa nova janela. Selecionar o arquivo(s) que deseja extrair e escolher o commando "Copiar" a partir do menu do lado esquerdo. Aparecerá uma opção para escolher o destino. Navegue até o local destinado (= pasta de destino) e valide a acção.
Alternativamente, você pode simplesmente arrastar e largar vários arquivos ou todos os da pasta aberta (= pasta de arquivo zip) para o alvo (= pasta de destino) em vez do procedimento de cópia descrito anteriormente.
Se você prefere uma aplicação dedicada ao invés da funcionalidade do Windows inerente, você pode usar ex: WinZip (ou outro) para descompactar os ficheiros.
Para ser capaz de trabalhar com formatos de compressão para além do Zip, como rar e 7z, você vai precisar de software adicional. 7-Zip é uma ferramenta compacta e fácil de usar, mas de qualquer maneira é um freeware poderoso que pode manipular arquivos zip e rar e é mais do que suficiente para todas as tarefas de descompressão em VP e FP.

Mais adiante neste guia vamos explicar quais arquivos você vai encontrar dentro do zip ou rar e onde colocar cada um deles.

Antes de começar: você tem que ser um membro registado do VPForums para poder baixar os arquivos de instalação a partir deste site (excepto o VP Installer, que é "livre"). O mesmo se aplica ao recurso enorme de mesas e sets de ROM aqui no VPForums. Então, se você já não se registou, pode ser uma boa oportunidade para se registar agora e tornar-se parte da comunidade VPF – é “livre” (explicações aqui), ou subscreva-se e fique um membro que apoia o VPForums com vantagens extra!

Siga estes links para obter uma primeira impressão do que é o VP e o VPM:

Visual Pinball and Visual PinMAME at Wikipedia
VPM: Pinball Multiple Arcade Machine Emulator homepage
Recomendamos que leia: Pinball at Wikipedia

Uma pequena nota sobre o Future Pinball (FP): este é um software de emulação de pinball, como o VP, mas diferente e totalmente incompatível com ele. Você pode encontrar as mesmas tabelas criadas para VP e FP secção de download Desktop Tables no VPForums (ou noutros sites), mas tem que usar o programa certo para cada, seja o VP ou FP! Você pode facilmente distinguir os tipos de mesas pelas extensões dos ficheiros, depois de estes estarem descompactados:
Mesas VP: .vpt
Mesas FP: .fpt
A instalação e configuração do FP não será coberto neste tutorial.

Agora que já sabe um pouco sobre Pinball, Visual Pinball e o Visual PinMame, pode começar a instalação!


Instalação VP & VPM


Mostramos-lhe duas maneiras diferentes para instalar o Visual Pinball e o Visual PinMAME:

• Se você prefere um instalador que faz a maioria do trabalho por você, siga a secção 1) Instalação Standard. Você vai ter que descompactar e copiar alguns arquivos adicionais no final, a fim de atualizar para as últimas versões.
• Se você quiser executar uma instalação manual dos pacotes de software diferentes, você deve seguir as instruções passo-a-passo na secção 2) Instalação Manual.

Algumas instruções e os passos são comuns a ambos e os métodos de configuração estão incluídos em ambas as secções.

Tarefas de manutenção de software são descritas também:
• Você só quer actualizar a sua versao de VPM? Ver adenda #1 no fim deste tutorial.
• Você quer usar várias versoes do VP em paralelo (ex: VP 8.1.1 e diferentes versoes do VP 9)? Ver adenda #2 no fim deste tutorial.

Observações:
1. Qualquer um dos dois métodos de instalação terá como resultado a instalação paralela de duas versões do Visual Pinball: VP8 e VP9. Enquanto o VP9 inclui muitas melhorias, e quase todas as novas mesas estão a ser criadas e têm que ser jogadas com esta versão, ainda há uma enorme quantidade de mesas disponíveis que foram criadas e têm que ser jogadas com o VP8, uma versao mais antiga do VP. Geralmente, para um funcionamento apropriado que você tem que certificar-se de usar a versão correcta do VP com cada mesa que você baixar, ou VP8 ou VP9. Veja mais explicações ao longo deste manual.
2. O VP9 ainda está em desenvolvimento, e este Guia de Instalação disponibiliza sempre links para as últimas versões do VP9. Neste momento é o VP 9.1.2. Se você tiver problemas com ele durante o jogo, ou ler sobre assuntos em tópicos relacionados no VPForums, pode sempre baixar uma versao anterior VP9 aqui e experimentar jogar a mesa com esta. Ver adenda #2 no fim deste tutorial para mais instruções.

__________________________________________________________


1) Instalação Standard:

Nesta secção, o termo pasta VP refere-se à pasta ou directoria no disco rígido onde é instalado o VP e o VPM. Por defeito, esta pasta VP é C:\Programas\Visual Pinball (no Windows7 64bit: C:\Programas(x86)\Visual Pinball), mas no início da instalação pode escolher uma pasta diferente no seu disco rígido. É aconselhável escrever este link para futuras referências, porque mais tarde vai instalar ou acrescentar mais ficheiros nesta pasta VP.

O VP Installer 1.0.3 inclui quase todos os programas e ficheiros (excepto as mesas de pinball) para executar as mesas de VP e VPM (quase, porque você tem que actualizar alguns dos ficheiros instalados mais).

Observação: VP Installer vs. VIP
Como alternativa ao VP installer você pode usar o VIP (Visual Install Pack)! O VIP é um pacote de instalação VP/VPM diferente mas também recomendado, creado por Phoenixx. Está disponível no Pinball Nirvana. Tal como o VP installer, o VIP instala o VP8.1 e o VPM 2.1, mas não acrescenta o VP9! Comparado com o VP installer, o VIP também cria ligeiras diferenças nas estruturas de pastas no disco rígido.

As instruções a seguir aplicam-se a uma instalação usando o VP Installer! Com VIP você encontrará VPinMAME.dll e Setup.exe na pasta VP, e não em uma subpasta VPinMAME dentro dela.

Faça agora o download do VP Installer 1.0.3. execute-o, leia e siga as instruções, e você está (quase) pronto! Arquivos de ajuda são incluídos, e são encontrados VP Installer estar concluído.

Em mais detalhe, o VP Installer:
• cria a pasta VP no disco rígido. Por defeito, o seu caminho é C:\Programas\Visual Pinball (no Windows7 64bit: C:\Programas(x86)\Visual Pinball)
• instala o ficheiro Visual Pinball 8.1 exe na pasta VP e um atalho no desktop
• instala o ficheiro Visual Pinball 9.0.2 exe (versao desactualizada) na pasta VP e um atalho no desktop
• cria entradas no “Início - Programs” para executar e desinstalar o VP
• cria uma pasta VPinMAME dentro da pasta VP
• instala o VisualPinMAME 2.1 (versao desactualizada) na pasta VPinMame
• cria várias sub pastas (roms, nvram etc) dentro da pasta VPinMAME
• junta os vários ficheiros básicos VBS na pasta Tables (mesas)
• junta os ficheiros NVRAM na pasta VPinMAME\nvram folder
• junta os ficheiros de som (samples) ZIP na pasta VPinMAME\samples

Depois de o VP Installer estar concluído, abra a pasta VP e faça o seguinte:
Utilizadores Windows Vista e Windows7: clique direito no ficheiro VPinball.exe dentro da pasta VP, e seleccione “Executar como administrador” no menu que aparece.

Todas as versoes de Windows (recomendado): clique direito no ficheiro VPinball.exe dentro da pasta VP, seleccione "Preferencias", depois "Compatibilidade", "Modo compatível" e escolha por fim "Windows NT 4.0 (Service Pack 5)" no menu que aparece. Confirme e feche a janela.

Actualizar a instalação VP e VPM:

O VP e o VPM passaram por algum desenvolvimento desde o VP Installer 1.0.3 foi escrito, portanto não contém as versões mais recentes destes pacotes de software (ver as 2 comentários sobre ‘versao desactualizada' acima). Você terá que executar as seguintes etapas manualmente para actualizar sua instalação. Depois disso, você será capaz de jogar qualquer mesa VP / VPM baixada, mesmo os mais antigos, com ou VP8 ou VP9.

Execute estas etapas:

• baixe o VP 9.1.2 Standalone (VPinball912_Minimal.zip) para uma pasta temporária no disco rígido.
• abra-o clicando duas vezes e extraia os arquivos contidos em VPinball912.exe e FreeImage.dll para a pasta VP.
O procedimento adiciona a mais recente versão VP9 para sua a instalação.
• crie um link para este no desktop
• de acordo com a sua versao de Windows, execute "Executar como administrador" e "Modo compatível" no VPinball912.exe, como descrito anteriormente.
• baixe o VPinMAME 2.3 (vpinmame_23.zip) e clique duas vezes para o abrir numa nova janela -ou -
• baixe o VPinMAME 2.3.1 Cabinet build (VpinMame_Cabinet_build.zip) e clique duas vezes para o abrir numa nova janela (esta versao do VPinMAME.dll remove o ‘splash screen’ no início de cada mesa, disponibiliza a opção de ignorar os CRC, elimina popups de ‘avisos de erros no som', etc.)
• a partir da nova janela aberta, copie apenas o arquivo VpinMAME.dll escolhido para a subpasta VPinMAME na pasta VP. Substituir o arquivo com o mesmo nome. Isso actualiza a sua instalação para a versão mais recente VPM.
Ambos VP8 e VP9 usam a mesma versao VPM.
• abra a subpasta VPinMAME dentro da pasta VP, clique duas vezes em Setup.exe. Isto irá abrir uma janela. Verifique se a linha 3 nesta janela lê "Visual PinMAME Versão 2.3 está actualmente instalado no seu computador", em seguida, saia. Se a versão apresentada não é 2.3, clique em "Instalar", siga as instruções, em seguida, saia.
• você pode excluir o VPinball_9_0_2.exe (desatualizado) da pasta de vice-presidente e sua ligação a partir do seu desktop. Você adicionou mais recente versão VP9 em uma etapa anterior.
• criar uma subpasta nova e d^-lhe o nome de 'Music' dentro da pasta VP. Alguns arquivos de mesas zip ou rar ontêm arquivos de mp3, que terão de ser armazenados na pasta ‘Music’ e será usada durante o jogo da mesa específica.
• baixe o VBS Scripts v3-32 e extraia todos os ficheiros para a sua pasta ‘Tables’, copie por cima todos os ficheiros vbs. Isto irá actualizar e adicionar as versões mais recentes dos arquivos de script.
• instale a Font Collection 3.8 for Visual Pinball. No Windows XP pode descompactar todas as fontes para uma pasta temporária, abra-a, selecione todas as fontes e copie-as para C: \ Windows\Fonts. No windows 7 prefira selecionar todas as fontes dentro da pasta temp, botão direito do rato num deles e escolha 'Instalar' no menu de contexto.
Em caso de dúvida sobre como adicionar fontes, consulte a Ajuda do Windows ou de outras fontes para o procedimento adequado de acordo com sua versão do Windows. O local padrão da pasta fontes é C:\Windows\Fonts. Algumas das fontes da colecção já podem ter sido instaladas anteriormente. Responda às mensagens correspondentes em conformidade.

Agora baixe os arquivos de mesas de pinball, descompacte-os e adicione-os para a pasta das mesas (‘Tables’).
Baixe os sets de ROM que vai precisar com as mesas VPM aqui. Estes ficheiros não são para descompactar, e são copiados tal como estão para a pasta ROMS.

Parabéns! Você completou a instalação standard do Visual Pinball e do VPinMAME.

Continue a ler este guia para mais explicações sobre mesas VP/VPM, sets de ROM e a configuração básica da sua instalação.

__________________________________________________________


2) Instalação Manual:

Como uma alternativa para o VP Installer você pode baixar, instalar e adicionar todos os programas necessários e arquivos manualmente. Não é muito difícil, mas mesmo utilizadores avançados podem preferir o VP Installer - ver acima!

Como introdução, pod ever este video tutorial, criado em 2008, que demonstra uma instalação manual do VP e do VPM com uma versao antiga do VPM). Agradecemos ao WWW por este recurso adicional!

Neste capítulo, o termo pasta VP descreve a pasta no disco rígido onde se instalará o VP e o VPM. O caminho padrão da pasta é C:\Programas\Visual Pinball (no Windows7 64bit: C:\Programas (x86)\Visual Pinball), mas no início da instalação você pode especificar sua localização no seu disco rígido. Aconselhamos a anotar este caminho para referência futura, porque você vai instalar ou adicionar mais arquivos para esta pasta VP mais tarde.
Baixar todos esses arquivos para uma pasta temporária (você pode querer mantê-los-los no caso de você ter que reinstalar):
• Visual Pinball 8.1.1 (Instalação completa) (Instalador completo em ZIP)
• VPinball912_Minimal (ficheiro ZIP)
• VPinMAME 2.3 (ficheiros ZIP e pastas) ou
• VBS Scripts v3-32 (ficheiros ZIP)
• VPinMAME Samples (ficheiros ZIP)
• Font Collection 3.8 (ficheiros ZIP)
• bally_6803_gts3_nvram.zip (ficheiros ZIP)

Além do pacote completo VPinMAME 2.3 em ZIP, você pode querer baixar também o:
• VPinMAME 2.3.1 Cabinet build (arquivo zipado único, esta versão do VPinMAME.dll remove a tela inicial no início da masa, permite ignorar CRC, elimina muitos dos popups para “som não preciso”, etc)

Agora, siga estes passos para instalar o VP e o VPM:

1. Descompacte o vpsetup8_1_1.zip (Visual Pinball 8.1.1 (instalação completa)) para qualquer pasta temporária e execute o arquivo VPSetup8.1.1.msi clicando duas vezes. Escolha qualquer pasta de destino em qualquer disco rígido disponível quando for pedido (ou aceite o disco por defeito). O instalador irá criar uma pasta no destino escolhido e irá instalar o Pinball Visual 8.1 nesta. Esta pasta será referida como a pasta VP a partir de agora.

2. Descompacte o arquivo vpinmame_23.zip para qualquer pasta de destino em qualquer disco rígido disponível de à sua escolha. Não tem necessariamente de ser a pasta VP que foi criada no passo 1 acima, mas você pode querer usar a pasta VP como o alvo, para manter o VP e o VPM no mesmo local no seu disco para facilitar a manutenção:
- ou descompacte o vpinmame_23.zip para a raiz da pasta VP. Ele não irá interferir com a sua instalação VP, e na pasta Tables (mesas) estará no mesmo diretório com, por exemplo, as pastas "ROMs" e "NVRAM", que são adicionados por este passo,
- ou crie uma subpasta (por exemplo, com o nome VPinMAME) dentro da pasta VP e descompacte o arquivo para lá.
O resultado será sempre um número de novas subpastas (por exemplo, ROMs, NVRAM) e arquivos (por exemplo, VpinMAME.dll, Setup.exe) dentro da pasta de destino escolhido.

Passo opcional: Para se livrar de algumas mesas e mensagens no início da mesa, agora você pode substituir o arquivo VPinMAME.dll com a versao "Gabinete Build" que você baixou anteriormente:
- descompacte o VpinMAME_Cabinet_Build.zip e substitua o VPinMAME.dll dentro da pasta de destino da etapa anterior.

Agora abra a pasta de destino para o qual você extraiu VPinMAME e localizar Setup.exe.

Nota: Se utiliza o Windows7, clique com o botão direito no Setup.exe e escolha "Preferencias". Daí escolha "Compatibilidade", depois "Modo Compatibilidade" e por fim escolha "Windows XP Service Pack 3" do menu que aparece. Confirme e feche a janela.
Clique no Setup.exe outra vez com o botão direito e escolha "Executar como Administrador".

Execute Setup.exe, clique em ‘Install’ e siga os passos, até aparecer na terceira linha da janela: *Visual PinMAME version 2.3 is currently installed on your computer* (O Visual PinMAME está instalado no seu computador).
Na janela ‘Setup Paths’, verifique que as pastas aqui correspondem às das subpastas da sua pasta VPinMAME.
Na mesma janela, verifique se a frase “Always run full-screen on this display” está não seleccionada. Esta opção só é válida para full screen (FS) configurações multi-monitores. Se você a seleccionar, os resultados do VPM (score display (DMD)) vão cobrir toda a area do monitor, escondendo a mesa.
Depois confirme e feche a janela.

3. Descompacte o conteúdo do vpvbs3_32.zip à sua subpasta “tables” dentro da pasta VP. Esses scripts são necessários para o bom funcionamento das mesas VP e VPM.

4. Mova ou copie o arquivo zip samples VPinMAME para a subpasta de “samples”, não o descompacte.

5. Instale as fonts do ficheiro fonts_38.zip. No Windows XP pode descompactar todas as fontes para uma pasta temporária, abri-la e selecione todas as fontes e copie-as para C:\Windows\Fonts. No Windows 7 você elecione todos os arquivos, clique com qualquer um deles e escolha 'Install' no menu de contexto.
Em caso de dúvida sobre como adicionar fonts, consulte a Ajuda do Windows ou de outras fontes para o procedimento que é mais apropriado para sua versão do Windows.
A pasta por defeito para instalar fonts é C:\Windows\Fonts. Algumas das fontes da coleção podem já existir lá, responda às mensagens correspondentes em conformidade.

6. Abra o VPinball912_Minimal.zip com um duplo clique e extrair os arquivos contidos em VPinball912.exe e FreeImage.dll para a pasta VP.
Este procedimento adiciona mais recente versão VP9 para sua instalação.

Crie um link para cada um dos dois arquivos Visual Pinball executável em seu desktop. Assim, você pode jogar tanto VP 8 ou 9, de acordo com a versão da mesa que você quer jogar.

7. Descompacte o conteúdo do bally_6803_gts3_nvram.zip para a subpasta dentro da pasta NVRAM VPinMAME. Isto irá fornecer uma inicialização suave de certas mesas no primeiro arranque. Mais tarde, cada mesa VPM irá criar ou atualizar seu arquivo de nv dedicado dentro desta pasta. Esses arquivos contêm configurações nv para cada mesa específica que precisam ser salvos.

8a. Utilizadores Windows Vista e Windows7: botão direito do rato em cada arquivo Visual Pinball .exe dentro da pasta VP e escolha "Executar como administrador" no menu de contexto.

8b. Todas as versoes de Windows (recomendado): botão direito do rato em cada arquivo Visual Pinball. exe dentro da pasta VP, escolha "Preferências", a partir daí vá em "Compatibilidade", marque "modo compatibilidade" e escolha "Windows NT 4.0 (Service Pack 5)" no menu drop-down . Confirmar e sair.

9. Agora baixe ficheiros de mesas de pinball, descompacte-os e ponha-os na pasta “tables”.
Baixe os sets de ROM que precisa para jogar as mesas VPM. Estes ficam zipados e copiam-se para a pasta ROMs.

Parabéns! Você terminou a instalação manual do Visual Pinball e VPinMAME.

Leia agora sobre a relação entre as mesas e sets de ROM e olhar mais para baixo deste manual para a configuração básica de sua instalação.

__________________________________________________________

Por que eu preciso de software VP e VPM, mesas e sets de ROM para jogar Visual Pinball?

Enquanto o anterior modelo eletro-mecânico de máquinas (EM) pinball eram controlados apenas por interruptores e relés, o estado sólido (SS) máquinas que foram introduzidos por volta de 1975 continha uma "unidade de micro-processador" (MPU) para executar tarefas de controle e de dirigir recursos mais sofisticados como o som gerado eletronicamente, a fala, a música, a Mostra ou LED Dot Matrix (DMD) e regras do jogo mais complexo. Como qualquer computador, esta MPU requer um sistema operacional e os dados para o trabalho, estes são programados em uma ou mais chips de ROM e conectado ao MPU.
O VP e o VPM cooperam para recriar a máquina de pinball completa SS: O VP lê o arquivo de mesa VPT para controlar a parte EM, e. g. a maioria dos objetos playfield, enquanto o VPM emula o MPU, usando um arquivo zipado ROM que contém imagens de todos os ROMs real da mesa em particular, e cria a exibição da partitura (LED ou DMD).
Regra de ouro:
Mesas EM são mesas VP, não usam conjuntos de ROM e necessitam somente do Visual Pinball para jogar.
Mesas SS são mesas VPM, precisa de pelo menos um set de ROM, VP e VPM para o bom funcionamento.

__________________________________________________________


Mesas VP/VPM e sets de ROM: algumas considerações

Tables(mesas):
• Já dissemos no início que este tutorial explica apenas uma configuração de monitor 4:3, assim, após a instalação, você só pode jogar mesas da secção de download 'Desktop Tables' em vpforums.org (ou de outros sites de pinball, por exemplo, pinballnirvana.com ). Mesas em tamanho full screen(FS), como encontrada na seção ‘Cabinet Tables', exigem, pelo menos, um monitor de 16:9 com 90 ° de rotação no sentido horário, e, de preferência um segundo monitor para um DMD separado, além de alguns ajustes no programa de instalação.
As mesas de desktop (Como as mesas full screen) estão divididas em 3 segmentos, para VP8 e VP9:
- Recreations(recriações): estas são recriações VP de mesas reais de construtores conhecidos. Podem ser mesas VP ou VPM.
- Originals(originais): não se assemelham a uma mesa de pinball real, mas foram criados após as ideias do layout de VP do autor. Originais são mesas VP, porque só existem ROMs para mesas reais.
- Mods(modificações): você toma uma recriação ou mesa original e aplica uma alteração (layout, gráficos, etc) para obter um mod. Certifique-se em obter permissão do autor em primeiro lugar!
• As mesas vêm em ficheiros zip ou rar, têm que ser descompactadas. 7-Zip é um programa freeware que trabalha ficheiros zip e rar.
Você pode encontrar os seguintes tipos de arquivos dentro do arquivo zip ou rar:
- a mesa em si é reconhecida pela extençãp vpt. Essa são as três letras /caracteres depois do ponto no nome do arquivo, VPT significa Mesa Pinball Visual e é usado tanto para VP e mesas VPM. Adicione o arquivo de VPT para a pasta Tables.
- Visual Basic scripts (extensão vbs): têm que ser copiados para a pasta Tables. Um monte de arquivos vbs foi adicionado para essa pasta durante a instalação VP. Mesas podem vir com scripts da mesa específica VB ou outras versões dos scripts já existentes na pasta Tables. Não substitua um arquivo vbs existente com uma versão mais antiga. Quando o Windows pede-lhe que o arquivo já existe, compare a data / hora-selos ou o tamanho do arquivo, cancele e tente executar a mesa com o arquivo vbs que já existe na pasta Tables. Se a versão da versão do arquivo vbs que vem com a mesa é mais recente, você pode querer salvar a versão antiga para algum lugar no seu disco rígido antes de substituí-lo por um novo, então você ainda vai tê-lo disponível para o caso.
- Fonts (na sua maioria ttf, True Type Font) São instaladas nas fonts do Windows. Instale as fonts da maneira mais apropriada para a sua versao de Windows.
- music (ficheiros mp3) vão para a pasta Music dentro da pasta VP. Se esta pasta não existir, crie uma.
- ficheiros .hta files são folhas de regras que são utilizadas pela mesa principal e vão para a pasta Tables.
- ficheiros .nv têm que ser copiados para a pasta NVRAM, por padrão esta está dentro da pasta VPinMame.
- ficheiros .cfg têm de ser copiados para a pasta cfg, por padrão esta está dentro da pasta VPinMame.
- screenshots (jpg ou outros formatos gráficos) podem ser copiados para a pasta snap dentro da pasta VP (ou em qualquer lugar onde você armazena seus snapshots). Recomendamos dar a screenshot exatamente o mesmo nome que a tabela (exceto a extensão, claro). Mais tarde, se você optar por usar o front-end VP-Man, ele pode ligar cada screenshot para a tabela correta automaticamente.
- ficheiros .vp+ cooperam com o VP+ 1.3 Add-On que lhe permite jogar um jogo de pinball multiplayer com outros usuários numa rede. Faça o download e execute-o uma vez para instalar + VP, em seguida, coloque ambos os arquivos da mesa. VPT eo. Vp + arquivo de recurso para a pasta Tables e executar a mesa como de costume.
- Algumas mesas vêm com mais arquivos adicionais. Pode haver uma nota explicando para onde devem ser armazenados.
• As mesas foram criadas, quer com a versão VP 8 ou 9. Você tem que executar cada mesa com sua versão VP adequada. Mesas VP9 dificilmente funcionarão com o VP8 (devido a novos comandos disponíveis apenas em VP9), enquanto mesas VP8 podem correr com VP9 (mas, por exemplo, em VP9 a bola tem um diâmetro ligeiramente maior em comparação com VP8, então uma mesa VP8 jogada com VP9 podem as bolas ficarem presas no campo de jogo). É uma boa prática para manter duas pastas Tables para separar as mesas do VP 8 do 9. Você só tem que pôr um conjunto completo de arquivos vbs em cada uma dessas pastas Tables. Veja o passo especialista instalação 3 a fazê-lo, ou copiar todos os arquivos de uma pasta vbs Tables para o outro.
• Esteja ciente de que um autor pode ter acrescentado informações da pasta, quando ele comprimido uma mesa, por isso, dependendo da maneira que você descompactá-lo pode acabar como um arquivo dentro de uma subpasta da pasta Tables - neste caso, a fim de ser capaz de desempenhar essa mesa, você tem que mover manualmente o arquivo. VPT até o nível da pasta Tables. Deletar o diretório (agora vazia) para limpar.

ROM sets:
• ROM sets são ficheiros ZIP que contêm um ou mais ficheiros de ROM. ROM sets têm que ser mantidos como ficheiros ZIP e vão para a pasta ROMS, onde a pasta VPinMAME foi instalada. A sua pasta ROMS só deve conter ficheiros ZIP!
• Na secção de Downloads aqui no VPF pode encontrar os ROM sets. Há outros sites que disponibilizam ROM sets também, mas tome atenção que pode encontrar ficheiros ROM corruptos ou desactualizados, que podem causar erros.
• Cada mesa VPM requer pelo menos um set de ROM, mas poderá haver mais que um disponível para download, ex: diferentes línguas ou versoes de ROM(poderá muitas vezes seleccionar no principio da mesa) reuqerem diferentes sets de ROM.
Recomendamos que faça o download de todos os sets de rom para a mesa em questão e que os copie para a pasta ROMs.
• Facilmente reconhecerá que sets de ROM precisa para a mesa VPM: Se ao começar a mesa e o VPM não encontrar o ROM correcto, vai para e abrir uma janela de Game Info. A linha ROM set name diz-lhe exactamente qual set de ROM é necessário, para que possa fazer o download e copiar para a pasta ROMs. A linha ROM directory(s) diz-lhe onde o VPM espera que este esteja – verifique se está na pasta ROMs, e copie-os para aqui. A próxima vez que começar a mesa, esta vai funcionar.
• Para utilizadores VP avançados, outro sítio para encontrar os nomes dos sets de ROM é o script(código): Abra-o no VP Editor e procure pela linha cGameName = "xxx_yy". Dentro das aspas está o nome do set de ROM usado no jogo. Agora pode procurar estes sets na secção de Downloads no VPForums e copia-los para a pasta ROMs.
Atenção: Pesquisar dentro do script pode não funcionar se o autor fornece a escolha de sets de vários ROM no início da mesa, o nome do set de ROM não está definido no script de mesa principal, ou a mesa foi bloqueada pelo autor para evitar modificações.
• Um front end como o VP-Man pode ajudá-lo a encontrar o set correcto para a mesa. Ele faz um scan a todo o script e faz-lhe uma lista de todos os sets de ROM usados. O VP-Man tem outras características interessantes: pode organizar a sua colecção de mesas, atribuir uma versao VP e um screen shot de cada mesa nas várias pastas (muito útil para usar o VP8 e o VP9!), e muito mais.
• Você só pode baixar mesas VP, se você for um membro registrado no VPForums. Você tem o direito de usar 5 download 'slots' (cada slot representa um download de arquivo de mesa, sets de ROM não contam) no prazo de 24h. Downloads corrompidos ou canceladas não serão reembolsados - você terá que tentar novamente após 24 horas.
Para se livrar desta limitação, considere subscrever-se e fique um apoiante do VPForums.


__________________________________________________________


Precisa de ajuda com algum problema?

Se seguiu as instruções acima, confirmou tudo, viu os forums do Installation Support(suporte para instalação) e o VP Help Center(centro de ajuda do VP) e mesmo assim não consegue instalar o Visual Pinball, tome a liberdade de escrever aqui no VPForums. Há muitos membros aqui que o ajudarão com qualquer problema!
Pedimos atenção apenas ao seguinte:
- escreva no forum correto: é o 'Help Center' (link acima)!
- especifique o seu problema! Quanto mais informação disponibilizar, mais fácil será para alguem o ajudar.
- se aplicável, junte um screenshot para descrever o problema. Use um formato que ocupe o menos espaço possível no disco (ex. jpeg) mas que se consiga ler.
- se aplicável, escreva as especificações do seu PC , como versão do SO, CPU, memória e detalhes da placa gráfica.
- seja paciente! As respostas podem demorar algum tempo!
- modere a sua linguagem.

__________________________________________________________


Configuração básica do Visual Pinball

Antes de jogar a primeira mesa de pinball vez você deve lançar cada versão que instalou do VP e verificar ou aplicar as seguintes configurações no editor:
VP 8.1: Preferences - Video Options:
- escolha Full Screen, a resolução do seu monitor, e cores 16 ou 32 bit.
- desative a opção 'Cache Rendered Table’, caso contrário, uma imagem feita de cada mesa que você vai começar a ser salvos no seu disco rígido, ocupando espaço. Este recurso foi relatado para ter problemas, por outro lado, ele acelera o início da próxima mesa. A escolha é sua!

VP 9.1.2: Preferences - Video Options:
- escolha Full Screen, a resolução do seu monitor, e cores 16 ou 32 bit.
- escolha Reorder Playfield Objects para resolver alguns problemas com a ATI graphic card.
- escolha Hardware Device Rendering para os melhóres gráficos. Esta opção é nova no VP9 e, dependendo da sua placa gráfica, capacidades, settings e drivers, pode causar problemas portanto poderá ter que desativar esta opção - veja "Message 'Could not create texture offscreen surface' no início da mesa" e Graphics card hardware and drivers na secção Tips&Tricks deste guia.
- abrir o Editor VP9, carregar uma mesa, selecione "Options" do lado esquerdo para abrir uma barra de menu no lado direito do Editor: aqui você pode querer desmarcar a configuração " Table Render Caching ", caso contrário, uma imagem feita de cada mesa vai começar a ser salva no seu disco rígido, ocupando espaço. Este recurso foi relatado para ter problemas, por outro lado, ele acelera o início da próxima mesa. A escolha é sua!

Esteja ciente de que, desde VP9.0.9 algumas opções de vídeo foram transferidos para diferentes menus: em Hardware Device Rendering' na anterior versão VP9 e " Reorder" foram encontrados no menu "Options" e teve que ser definido por cada única mesa. Desde VP 9.0.9 estas são configurações globais.

Encontre a informação dos menus VP 9.0.9, settings e options no VP9.0.9 Guide, para a versao actualizada VP 9.1.1 é here

__________________________________________________________


Como começar uma mesa correctamente:

Se você seguiu a instalação padrão ou manual, você terá tanto VP VP 8.1 e 9.1.2. Em qualquer caso, devido à forma como o instalador funciona VP, VP 8,1 será registrado no Windows, e todos os arquivos VPT será associada com VP 8.1. Isto significa que um clique duplo em qualquer arquivo VPT será sempre lançar VP 8.1, independentemente da versão VP para que a mesa foi feita! Para evitar erros na inicialização da mesa, você tem duas escolhas:
- para jogar mesas VP 8 você pode clicar duas vezes no ficheiro vpt. Isto vai lançar o editor VP 8.1 com a mesa aberta.
- para jogar mesas VP 9 você tem que abrir a aplicação VP 9 (diretamente ou via um atalho no desktop), avra o ficheiro vpt de seguida.
Claro que você pode usar o segundo método para todas as mesas, basta abrir a versão VP correta, clicando duas vezes a correcta aplicação ou link, carregar uma mesa e começar a jogar.
Com várias versões VP instalados em paralelo, é essencial saber para qual versão VP cada mesa foi criada, você pode considerar para separar os arquivos das mesas VP8 e VP9 em pastas diferentes(certifique-se de copiar todos os arquivos vbs para cada pasta Tables!).Um visualizador como o VP-Man pode assisti-lo com uma ferramenta que define qual a versao VP (ex. VP 8.1) que geralmente é lançado com qualquer mesa, mas atribui uma versão diferente para cada mesa VP que exige (ex. Mesas VP 9).

Para utilizadores VP avançados: com o VP 9.1.2 você tem a opção de corer o instalador VPinball912_Full.zip em vez de apenas incluir o ficheiro .exe como explicado anteriormente. Ao aplicar o instalador VP9.1.2 será registrado no Windows e associado com mesas em vez de VP VP 8.1. Isto significa que um clique duplo numa mesa qualquer VP vai lançar VP 9 não, VP 8! Se você aplicou esse instalador e quer jogar uma mesa VP8, você tem que lançar VP 8,1 manualmente (quer directamente quer através de um link no desktop), carregar a mesa VP8 e iniciá-lo - ou usar um front-end para escolher o correto VP executável por mesa.
Não há maneira de começar uma mesa com VPinMame em si, apenas VP pode interpretar o arquivo VPT. VPM será iniciado automaticamente e executar suas tarefas, assim como VP encontros os comandos correspondentes no script de mesa VPT.
__________________________________________________________


Teclas:

clique em Editor de VP em 'Preferências - Keys' para ver uma lista dos mais comuns no jogo-teclas (em VP9 a lista tecla padrão foi reforçada). Pressione F2 enquanto você joga uma mesa VPM para uma lista mais detalhada.
As teclas no teclado padrão principais são:

1 – começar jogo novo
2 - comprar extra ball
3, 4, 5 - credito
Shift direito e esquerdo - Flipper direito e esquerdo (leia sobre problemas no Shift direito nas Tips&Tricks)
Enter - Plunger. Quanto mais tempo o segurar, mais depressa a bola é lançada
Seta para baixo – usado em algumas mesas (ex. mesas de Scapino) para alterar a força do plunger, depois carregue Enter para lançar a bola
ESC - pause, mostra o menu 'exit'

A e ' (perto da tecla return) – MagnaSave esquerdo e direito ou
CTRL esquerdo e direito - MagnaSave esquerdo e direito

B ou O – acrescenta uma bola ao jogo. Isto é útil caso uma bola fique presa no jogo e queira continuar
T – pancada forte na mesa para libertar bolas presas, pode causar Tilt!

Mesas VP dos anos 50 até 60 podem usar teclas adicionais:
A – levanter a bola do plunger
S – começar novo jogo

Teclas funcionais (enquanto corre uma mesa VPM):

F 1: preferências VPinMAME
F 2: definição de teclas
F 3: VPM restart (depois da configuração nvram mudar ou primeira mesa VPM que joga)
F 6: opções da mesa(eventualmente a escolha de diferentes ROMs, etc.)
F11: uso de video RAM

Para utilizadores VP avançados: Acesse o ficheiro VPMKeys.vbs dentro da sua pasta Tables par aver ou modificar as teclas VPM.

__________________________________________________________


Controlo do volume do som

Uma máquina de pinball da vida real gera certos sons:
- os mecânicos, vindo de bumpers, flippers, plunger, bobinas, bolas rolando etc, e
- os eletrônicos, como sons, fala, música e outros efeitos de áudio gerado por um microcontrolador e uma ROM segurando os padrões de som digital, e saída através de alto-falantes dentro da máquina de pinball.
Em mesas VP e VPM todos os sons "mecânicos" são incorporados no ficheiro VPT da mesa e controlado pelo script. Mesas VPM adicionam sons eletrônicos que são controlados pelo VPM usando o conteúdo ROM. No Editor de VP você pode definir a música e sons volumes em 'Preferências-Audio Options ...'. Para um melhor controle e alcançar um bom equilíbrio entre os sons mecânicos e eletrônicos você pode acessar o controle de volume VPM usando certas sequências de teclas quando você jogar uma mesa de VPM. Estes são diferentes para cada fabricante de pinball e tipo de controlador, então aqui está um link para uma folha de Excel que contém as informações necessárias, ordenadas por nome da mesa.
Graças a ta2686 para criar esta folha e os tutoriais por trás dele!

Outra maneira de influenciar os sons VPM é através do visor VPM (DMD):
- durante o jogo clique o botão da esquerda do rato no DMD uma vez para trazê-lo em foco
- pressione a tecla ~ (til), da esquerda para a '1 'no teclado principal, para abrir um menu
- Use as setas para cima e para baixo para selecionar um canal
- Use as setas esquerda e direita para ajustar o volume
- Pressione o ~ novamente para fechar o menu
- Clique esquerdo na mesa uma vez para trazer de volta em foco

Este método pode ser aplicado para ajustar o volume do ex: 'Phantom of the Opera' (link) e 'Bram Stoker's Dracula' (link).
Obrigado a Russ_H por encontrar a solução e a ta2686 por me indicar a direcção certa!

__________________________________________________________


Truques & Dicas

• "Sticky Keys" no Windows: No Visual Pinball por padrão as teclas Shift controlam os flippers. O Windows irá interpretar mal as pressione repetidas de qualquer tecla Shift e aparecer uma janela durante o jogo, perguntando se você deseja ativar as Teclas de Aderência - enquanto você tenta resolver o caso, mais provavelmente já perdeu a bola. Para desabilitar essa configuração de forma permanente, vá em Iniciar> Configurações> Painel de Controle-> Opções de Acessibilidade, e em Teclado encontrar 'Sticky Keys ". Desmarque-a. Ir para "Definições" de lá e desmarque 'Usar Atalho'. Confirmar e sair.
• Locais das pastas
- Tables
- ROMs
- NVRAM
- cfg
- samples
pastas não têm necessariamente de estar localizado dentro da pasta VP. A pasta Tables (s) pode estar em qualquer lugar no seu disco rígido, por exemplo, em outra partição ou drive. As outras quatro pastas listadas acima podem ser movidos para locais diferentes, bem como, desde que você definir o caminho novo para eles: o lançamento da ferramenta Setup.exe dentro da pasta VPinMAME, 'Setup paths' clique e edite o caminho (s) para apontar para o novo local (s).
Ao contrário do que a pasta de música tem que ficar dentro da pasta VP. Contém arquivos mp3 que podem ter sido incluído no arquivo zip ou rar da mesa que você baixou.

• Factory settings restored - bookkeeping totals cleared': pressione F3, se você vir essa mensagem na DMD após o lançamento de uma tabela VPM, ou se você for solicitado para reiniciar.

• execução VPinball de uma linha de comando:
Com ambos os VP 8 e VP9 você pode executar uma linha de comando para iniciar uma mesa automaticamente (por exemplo, na inicialização do Windows). Use esta sintaxe (caminhos partida e nomes de arquivos para sua instalação):
"<VPinball Pasta path> \ name> <VPinball.exe" Play / - "<table path> \ <table name>"
Exemplo, utilizando os locais padrão no disco rígido:
"C: \ Program Files \ Visual Pinball \ VPinball.exe" / Play - "C: \ Program Files \ Visual Pinball \ Tabelas \ Flicker.vpt"

• Hardware da placa gráfica e drivers
Visual Pinball, especialmente VP9, prefere placas gráficas NVIDIA. No entanto, houve um grande impulso no desempenho de placas ATI Radeon (sobre Visual Pinball) quando ATI lançou o pacote de driver do Catalyst 10.3 - todo Rendering HD repente tornou-se utilizável (ver próximo tópico).
Dado que as empresas estão constantemente desenvolvendo novos drivers é difícil dar recomendações aqui, mas é vital para verificar seus sites para novos lançamentos e consultar VPForums.org para ver se alguma incompatibilidade ou problema foi encontrado por um membro.
Você só deve baixar os drivers do fabricante sites oficiais:



ATI
Nvidia
Ao contrário disso, notebooks podem requerer controladores especiais gráficos que tem que ser baixado do site do seu fabricante, mesmo que o chipset foi fornecido por Nvidia ou ATI.
O Tamanho da placa de vídeo RAM deve ser pelo menos 512 MB, 1 GB, mas é altamente recomendado para grandes texturas playfield que vêm com o mais recente (FS) mesas - ver próximo tópico.
websites:
• Mensagem 'Could not create texture offscreen surface' no início da mesa:
Normalmente é um problema da placa gráfica - que ficou sem espaço de memória RAM durante a prestação de mesa.
Configurações problemáticas incluem
- soluções gráficas Motherboard-embutida
- soluções gráficas "Memória Compartilhada"
- placas gráficas dedicadas com a quantidade de memória RAM insuficiente .

Possíveis soluções ou soluções alternativas:
No Editor de VP, Preferências -> Opções de Vídeo
- Reduzir a resolução da tela e / ou profundidade de cor (32 bit - bit> 16)
- Executar VP no modo ' Window ' em vez de " Full Screen " (glitches gráficos podem ocorrer, de modo que não é realmente recomendado)
Alterar as configurações que estão disponíveis apenas em VP9:
- Abrir o Editor VP9
- Ir a 'Preferências - Vídeo Options
- Desmarque a opção "Hardware Device Rendering" e / ou
- Tentar reduzir a 'Max Texture Dimension' (ver a observação lá sobre tipos de arquivos, reiniciar VP)
Desde o VP 9.0.9 o Hardware Device Rendering' afeta todas as mesas VP9 globalmente. Para versões VP9 anteriores, o patch do Registro a seguir vai fazer uma mudança permanente para este parâmetro, só recomenda-lo se você decidir ficar com uma versão VP9 antes VP 9.0.9 e se você se sentir confortável para alterar o registro do Windows! Faça essa mudança em seu próprio risco!
Aqui está:
Abra o registry, vá para HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Pinball Visual Player \ e adicione um "valor DWORD Novo" pelo nome "HardwareRender". Em seguida, clique direito e modificar seu valor para 1 para ON, ou 0 para OFF.
Esteja ciente de que esta mudança de registro irá substituir qualquer configuração de renderização em HD no VP9! Para ser capaz de controlar a renderização em HD no Editor VP9 você tem que excluir o valor HardwareRender do registro.
Claro que é muito mais recomendado para instalar a última versão VP 9 e alterar o parâmetro lá, sem ter que modificar o registro!
Dependendo da sua placa gráfica a configuração Rendering em HD pode causar problemas com algumas mesas 'aparência visual', como branco, preto em falta ou playfield 'lavado'', outros elementos gráficos sobre a mesa, ou outros efeitos.

• O DMD cobre toda a mesa e / ou mensagens como " Error creating D3D device, Error Code 88760082": Ir para a subpasta dentro da pasta VPinMAME VP, execute Setup.exe, clique em Setup paths ...', certifique-se que a exibição é definida como 'Default' e 'Always run full screen on this display' está desmarcada.

• O DMD está escondido atrás do playfield
Se estiver em mesas VPM a exibição VPM está escondido atrás da mesa, faça o seguinte:
- Direito do mouse em cada aplicação VP na sua pasta VP e escolha 'Preferências'
- A partir daí clique em Compatibilidade, marque "Compatibility Mode" e selecione "Windows NT 4.0 (Service Pack 5)"
- Confirmar e sair
Esta configuração é especialmente recomendado quando você usa um front-end (VP-Man ou mais).

• Tecla Shift direita não ativa flipper direito no meu notebook (Microsoft Windows Vista):
Aqui tem uma solução possível (encontrada pelo kruge99 neste link):
- Ir para "Dispositivo Mananger" -> "Teclado" -> "Microsoft teclado 'eHome MCIR 109
- Clique com o direito, e agora você pode optar por "desinstalar", ou se você se sentir desconfortável desinstalar o driver, não há outra solução:
- Clique com o direito e em vez de clicar em "desinstalar", escolha "atualização de software de driver '
- Quando nova janela aparece, escolha a opção 'meu computador para procurar software de driver'
- Agora, quando o material novo aparecer, escolha a opção 'deixe-me escolher em uma lista de drivers de dispositivo no meu computador'
- Várias coisas vem à tona como uma lista. clique em 'dispositivo compatível com HID "e clique em' next '(ou simplesmente clique duas vezes nele)

• Definir os níveis de replay
Siga estes links:
Níveis de replay para nesas não-DMD
Níveis de replay para mesas DMD
ou use o new Excel sheet, classificadas por nome da mesa, que vai levar você para o tutorial correto.

• Definir o número de bolas por jogo
Siga estes links:
Bolas por jogo para mesas não-DMD
Bolas por jogo para mesas DMD
ou use new Excel sheet, classificadas por nome da mesa, que vai levar você para o tutorial correto.

Estes tutoriais e a folha de Excel são fornecidos por ta2686. Muito obrigado!

__________________________________________________________


Adenda #1

Para actualizar para o Visual PinMAME 2.3 duma versão anterior: Baixe o VPinMAME 2.3 zip file e descompacte apenas o ficheiro VPinMAME.dll para a pasta VPinMAME (veja Instalação Manual, passo 2), substituir o arquivo já existente . Normalmente, isso é tudo que você precisa fazer. Para verificar se a versão é reconhecida corretamente, execute o arquivo setup.exe na pasta VPinMame e verifique que a linha 3 na janela lê * Visual PinMAME Version 2.3 is currently installed on your computer*, e depois Quit.


Adenda #2

Para usar diferentes versões VP em paralelo: Baixe a versão VP que desejar aqui. Descompacte o VPinballxyz.exe contido para a pasta VP. Não substitua uma versão existente que você deseja manter. Você pode colocar quantos executáveis Visual Pinball lá como você gosta e lançar cada um deles separadamente, a partir do seu gerenciador de arquivos (ou seja, o Windows Explorer), clicando duas vezes o VPinballxyz.exe desejado dentro da pasta VP, ou criando links para cada executável VP no seu desktop, ou adicionando-os ao seu front-end.

De acordo com sua versão do Windows, execute 'Executar como Administrador "e definições" Compatibility Mode ": siga os passos 8 do Manual de Instalação e / ou 8b para concluir a adição de versões executáveis VP.
__________________________________________________________


Observações:

• Um Grande “Obrigado!” a Yogiholzer que iniciou e manteve este guia até Janeiro de 2010!

• Obrigado a Tiltjlp, Destruk e MrHide por prestarem os seus procedimentos de instalação VP / VPM. As informações contidas foram integradas ao GI.

• Vou tentar manter sempre o GI actualizado, completo e tão fácil de ler quanto possível, mas como qualquer pessoa estou longe de ser perfeito, então por favor reporte problemas, erros ou links quebrados, envie PMs e / ou faça comentários para melhorá-la!


Legal disclaimer:
Este documento é fornecido "como está". Ele está sujeito a alterações sem aviso prévio. O autor (s) não pode ser responsabilizado pela actualidade, correcção, integridade ou qualidade das informações fornecidas. Reclamações de responsabilidade relativas a danos causados pelo uso de qualquer informação fornecida, incluindo qualquer tipo de informação que esteja incompleta ou incorrecta, serão, portanto rejeitadas.


Lista de modificações e atualizações do Guia de instalação mais recente, no topo:
- Link VP9 actualizado para VP 9.1.2 (anetriores versões VP9 encontram-se aqui)
- Link VPM actualizado para Visual PinMAME versão 2.3
- link para ficheiros nvram Bally foram adicionados
- Link para VBS script modificado para vpvbs3_32.
- Mudança para VP Installer. (Noah)